Capital do Amazonas, Manaus se encontra em local estratégico, no encontro dos rios Negro e Solimões, de onde se consolida uma rede de influência única sobre a Amazônia Ocidental. Nesse contexto, a Fundação Vitória Amazônica (FVA) criou, em 2014, o Observatório da Região Metropolitana de Manaus (ORMM), que vem desenvolvendo e fomentando pesquisas multidisciplinares com o objetivo subsidiar planejamentos regionais e promover a pesquisa em gestão territorial.

Levando em consideração que as cidades são o principal fator de degradação socioambiental na Amazônia central brasileira, o ORMM também vem buscando a implementação de políticas públicas inovadoras e inclusivas para o contexto amazônico.

As primeiras iniciativas do Observatório se deram no sentido de alertar para o papel estruturante que Região Metropolitana de Manaus tem sobre os processos político-econômicos urbanos e rurais, sendo fundamental guiar o processo de planejamento urbano, alinhando e coordenando características únicas da região amazônica.

Por isso é que acreditamos que Manaus deve ser pensada e planejada como uma cidade global que tenha em sua principal característica a floresta que a circunda, assim como sua complexa diversidade social, ambiental e econômica.

Desde sua criação, o Observatório trabalha com temas centrais para o ordenamento territorial e para a elaboração de políticas públicas relativas à capital e à região. Como exemplo, podemos citar contribuições positivas para a gestão de recursos hídricos no Estado do Amazonas e a defesa da espécie ameaçada de extinção sauim-de-coleira (Saguinus bicolor – endêmica de Manaus).

O Observatório também tem contribuído com o monitoramento de riscos socioambientais dos municípios da Região Metropolitana, com estudos sobre os padrões de crescimento urbano das cidades da RMM e ilhas em Manaus, com a proposição técnica para a definição das APPs urbanas e áreas de urbanização consolidada da capital amazonense e com a inserção da temática urbana amazônica nas principais redes nacionais de discussão sobre cidades e Regiões Metropolitanas.

Fechar Menu