Em paralelo à construção e proposição das ODSs, a Organização das Nações Unidas, por meio de seu programa ONU-HABITAT, trabalha especificamente a questão de cidades social e ambientalmente sustentáveis, que possibilitem residência à totalidade de seus habitantes e sejam promotoras do pleno desenvolvimento de todas as aptidões de seus cidadãos.

A ONU-HABITAT, como outras iniciativas, trabalha a evolução e compromisso crescente à pauta através de grandes encontros periódicos. Desde 1976, ocorrem a cada 20 anos conferências globais, sendo que a última, ocorrida em 2016 na cidade de Quito, revisitou a Agenda Urbana de Istambul (1996) como caminho para consolidar a Nova Agenda Urbana, que vai orientar a urbanização sustentável pelos próximos 20 anos.  

Com tal acordo, líderes globais se comprometem a realizar e fomentar a transformação de nossas cidades, garantindo o amplo direito a elas, porém com baixo impacto social e ambiental. O Observatório da Região Metropolitana de Manaus também se alinha à Nova Agenda Urbana e está comprometido com a evolução da pauta urbana e de desenvolvimento na Amazônia.

Fechar Menu